A <i>VEM</i> arruína a <i>TAP</i>

A em­presa bra­si­leira de ma­nu­tenção ae­ro­náu­tica,VEM, «está a meter a TAP num grande bu­raco», acusa, num co­mu­ni­cado de dia 5, o Sin­di­cato dos Tra­ba­lha­dores de Avi­ação e Ae­ro­portos, Si­tava/​CGTP-IN.

Lem­brando que a VEM, ad­qui­rida pela trans­por­ta­dora na­ci­onal, re­gistou no ano pas­sado pre­juízos na ordem dos 30 mi­lhões de euros e tem pre­juízos acu­mu­lados de 280 mi­lhões de euros, o sin­di­cato con­si­dera ser esta a causa «do re­sul­tado ne­ga­tivo ob­tido pela TAP» em 2010.

Para o sin­di­cato é im­pe­rioso con­servar as ca­pa­ci­dades de ma­nu­tenção ae­ro­náu­tica no ae­ro­porto da Por­tela, pre­ju­di­cada por «des­vios» de aviões para o Brasil, o que des­res­peita o com­pro­misso as­su­mido pela TAP no Pro­to­colo fir­mado entre sin­di­catos, ad­mi­nis­tração e Go­verno em 29 de Agosto de 2009. Ali se ga­rante que os aviões da TAP só serão re­pa­rados na VEM quando se ve­ri­fique es­go­tada a ca­pa­ci­dade de ma­nu­tenção na Por­tela. No en­tanto, três aviões foram des­vi­ados para a VEM sem que a ca­pa­ci­dade por­tu­guesa es­ti­vesse es­go­tada, afirma o Si­tava. «Mi­lhões de euros saem dos co­fres da TAP para es­ca­mo­tear os pre­juízos da VEM e, con­se­quen­te­mente, as contas da TAP apre­sentam pre­juízos». «Será que es­tamos pe­rante mais um caso BPN?», per­gunta.

De pouco vale à TAP atingir o re­corde de nove mi­lhões de pas­sa­geiros para, «logo a se­guir, a VEM ab­sorver mi­lhões», re­fere o sin­di­cato, ga­ran­tindo ainda que o ad­mi­nis­trador da trans­por­ta­dora aérea, Fer­nando Pinto, disse aos re­pre­sen­tantes sin­di­cais que «se fosse hoje, não teria ha­vido o ne­gócio» de aqui­sição da em­presa bra­si­leira.

 

Ne­greiros” no han­dling

 

Após o des­pe­di­mento de 336 tra­ba­lha­dores no han­dling de Faro, «de um dia para o outro», e de a So­ci­e­dade Por­tu­guesa de Han­dling (SpdH/Ground­force) ter aban­do­nado a es­cala da­quele ae­ro­porto, «pres­cin­dindo de uma re­ceita pró­xima de seis mi­lhões de euros anuais», «em Lisboa, os “ne­greiros” da sub­con­tra­tação pre­param-se para abo­ca­nhar mais um ne­gócio cho­rudo», ce­dendo mais de 250 tra­ba­lha­dores à SPdH/TAP. Estas con­tra­ta­ções cus­tarão «mais cerca de 30 por cento do que cus­ta­riam se a SPdH os con­tra­tasse di­rec­ta­mente», acusa o Si­tava.



Mais artigos de: Trabalhadores

Mais luta e organização

O Go­verno «fez op­ções po­lí­ticas er­radas e de classe e pre­para-se para as impor ace­le­ra­da­mente, en­quanto de­correr o pro­cesso das pre­si­den­ciais», de­nun­ciou o Ple­nário de Sin­di­catos da CGTP-IN.

Semana de luta nos transportes

Os tra­ba­lha­dores do sector dos trans­portes têm vindo a de­sen­volver, desde dia 7 e até amanhã, 14, um con­junto de ac­ções e lutas contra os cortes sa­la­riais e em de­fesa dos di­reitos ad­qui­ridos.

Ataque violento na Educação

Os di­plomas pu­bli­cados pelo Go­verno na úl­tima se­mana de 2010 e os pro­jectos co­nhe­cidos já este ano jus­ti­ficam «grande pre­o­cu­pação» da Fe­de­ração Na­ci­onal dos Pro­fes­sores.

<i>BES</i> sem crise recua no acordado

Meia centena de trabalhadoras e trabalhadores da Espírito Santo Recuperação de Crédito participaram na quinta-feira, dia 6, numa acção de protesto contra o facto de a administração recusar os últimos passos formais para que seja...

Recado a Sócrates

Na concentração marcada para a próxima terça-feira, dia 18, a partir das 14.30 horas, junto à residência oficial do primeiro-ministro, é esperada a participação de mais de meio milhar de dirigentes e delegados dos sindicatos que integram a Frente Comum e...